Subtipos de Câncer de Mama

Tempo de leitura: 5 minutos

Subtipos de Câncer de Mama
4.9 (98%) 20 votos

Os subtipos de câncer de mama é uma das principais dúvidas sobre o câncer nas mamas.

Você sabe a diferença entre esses tipos de câncer de mama: Luminal A, Luminal B, Her-2, Triplo-negativo?

Esse é o assunto desse artigo, onde iremos esclarecer as diferenças entre cada um deles.

Veja mais no vídeo logo abaixo.

Muitas pessoas comparam o tratamento e você deve que confiar no protocolo de tratamento que o seu médico está passando para você.

Quatro (4) Subtipos de Câncer de Mama

Existem quatro (4) subtipos de câncer de mama, na verdade muitas pessoas acham que câncer é tudo uma coisa só, mas não é, existem mais de 100 tipos de câncer.

E como saber quais são esses subtipos de câncer as suas diferenças?

Bom, quando se faz o exame de imuno-histoquímica, onde é analisado o dna das células cancerígenas e é a partir dali que visto o comportamento biológico dessas células.

Hoje é conhecido quatro subtipos de câncer, contudo, a medicina já tá querendo subir dividir ainda mais os tipos de câncer de mama.

E se você não tem a menor ideia de qual seu subtipo de câncer de mama, basta você pegar o seu exame de imuno-histoquímica para verificar.

1º e 2º Subtipo de Câncer de Mama – Luminal A e Luminal B

O primeiro subtipo de câncer de mama é o Luminal, esse subtipo pode ser o Luminal A ou Luminal B, e a característica do subtipo luminal é que os tumores luminais são receptores dos hormônios femininos, ou seja, do estrogênio e da progesterona.

Por isso que quando alguém é diagnosticado com subtipo de câncer luminal, o procedimento é fazer a quimioterapia, e dependendo do tamanho fazer a radioterapia.

Após terminar o tratamento, começa a fazer o tratamento com hormônio terapia, que é o uso do tamoxifeno, que é preciso fazer o tratamento de hormônio terapia que nada mais é que colocar a mulher numa menopausa química, para que as células não tenham acesso a esses hormônios femininos que alimentou as células cancerígenas.

E é por isso que se faz o tratamento de hormônio terapia.

E qual a diferença entre Luminal A e Luminal B?

Luminal A X Luminal B

Basicamente a diferença entre Luminal A é que ele cresce muito mais lentamente que o Luminal B, portanto, a maior diferença é basicamente a agressividade da doença.

3º Subtipo de Câncer de Mama – Her-2 Positivo e Her-2 Negativo

Outro subtipo de câncer de mama é o Her-2, que também é uma molécula, é uma proteína do tumor, podendo ser o Her-2 Positivo ou o Her-2 Negativo.

Se diagnosticado com o Her-2 Positivo, além da quimioterapia, e da radioterapia, normalmente essas mulheres precisam fazer um tratamento extra para suprimir a proteína de Her-2, então, é preciso fazer do Pertuzumabe que é popularmente chamado de Perjeta, ou o Trastuzumabe que é o Herceptin.

Então, normalmente essas mulheres são diagnosticadas com o Her-2 positivo, fazem a quimioterapia, em alguns casos fazem radioterapia e além disso ainda devem tomar esses medicamentos.

4º Subtipo de Câncer de Mama – Triplo Negativo

O quarto subtipo de câncer de mama que é o Triplo Negativo.

O Triplo Negativo recebe esse nome porque ainda não se sabe muito sobre a origem desse câncer, porque ele não é receptor nem de progesterona, nem de estrogênio e nem do Her-2.
Não se sabe exatamente o que alimenta esse subtipo de câncer, pois normalmente esse câncer é muito encontrado em mulheres jovens, e está muito relacionado questões emocionais e também genética.

Infelizmente ele é o mais agressivo de todos, não existe nenhum tipo de tratamento além da quimioterapia e da radioterapia.

2 Pontos Importantes Sobre Medicamentos

É preciso que você tenha ciência desses dois assuntos muito importantes sobre essa questão de medicamentos:

1º Mesmo esteja tomando o tamoxifeno ou qualquer outro remédio, não é 100% garantido que a doença não volta, infelizmente não existe 100% de certeza.

A Patrícia Fiqueiredo atende muitas mulheres como coaching ou alunas que são Triplo Negativo, e muitas dessas mulheres ficam muito aflitas, pois esse câncer é muito agressivo, mas na realidade todo câncer é agressivo.

E sim, esse tipo de câncer é um pouco mais agressivo, mas a Patrícia acompanha pessoas com Triplo Negativo que fizer o tratamento, e estão ótimas, então isso não é uma sentença de morte, e vai depender muito do seu tratamento, e principalmente do seu estilo de vida.

Ou seja, o que você decidiu fazer com a sua vida daqui pra frente, porque existem várias formas de prevenir a doença, além do medicamento.

Portanto alimentação, atividade física, gerenciamento de estresse, tudo isso ajuda a se manter saudável.

E se você tem ainda alguma dúvida com relação aos subtipos coloca aí nos comentários que eu vou ter o maior prazer em te responder.

Se esse artigo te ajudou, então compartilha para que outras pessoas tenham acesso a essa informação

Recomendados Para Você

Para ajudar a prevenir outros tipos de câncer e até mesmo auxiliar no seu tratamento é necessário que você tenha uma alimentação que irá fortalecer o seu corpo e manter ele alcalino.

Portanto, recomendamos o cardápio completo sobre alimentação alcalina anticâncer.

Para ter acesso, clique aqui, ou no Banner abaixo:

Abaixo você verá em vídeo sobre os subtipos mais comuns câncer de mama que descrevemos em nosso artigo

#Câncer #CâncerDeMama #CâncerSintomas #CâncerDuctal #CâncerEmJovens #CâncerComleveza #Coaching #Motivação #Inspiração

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *